Reportagem do Jornalista e Escritor Sérgio Becker



Oficina de Trovas no Bonde


Uma confraternização marcou o encerramento da Oficina de Trovas do Bonde, na tarde de 25 de julho último, ministrada pelo presidente da Seção de Porto Alegre da UBT – União Brasileira de Trovadores – , trovador Flávio Stefani, e que, a par de revelar novos poetas trovadores, teve uma característica que determinou seu ineditismo: foi realizada dentro de um bonde. Isso mesmo, a sala de aula foi no Atelier do Bonde, situado aqui na Zona Sul, mais precisamente na Av. Otto Niemeyer, 1173, gentilmente cedido pela proprietária, a trovadora e artista plástica Zilka D´Ornelas Ponsi.

A oficina ampliou e aprofundou o conceito de Trova, que se constitui num gênero de poesia remanescente da Antiguidade e da Idade Média e que consiste num poema de quatro versos ou linhas, setíssilábicos, rimando o primeiro com o terceiro, e expressando um sentido pensamento completo, sem necessidade de título ou maiores explicações. Propõe sempre uma idéia lírica, filosófica ou humorística. Foi, também, atividade cultural da UBT porto-alegrense, que este ano realizará os XX Jogos Florais, no último fim de semana de outubro, constituído na premiação e no congraçamento de uma centena de trovadores originários de todo o país e dos países vizinhos do MERCOSUL, que serão classificados no concurso de trovas que está sendo finalizado pela seção porto-alegrense da UBT.

Além de ensinar a criação desta forma de poesia praticada desde a Antiguidade em todos os quadrantes do mundo, a Oficina de Trovas do Bonde permitiu a revelação de vários novos poetas potenciais. A própria filha da proprietária do Atelier do Bonde, Ângela Ponsi, que foi quem melhor definiu o ambiente acolhedor de “um bonde transformado em sala de aula”.



Como o Movimento Trovadoresco é aberto a quem desejar desenvolver esta forma de poesia e realiza almoços mensais de confraternização em sua sede, os interessados poderão obter informações atualizadas no site da UBT Porto Alegre: www.ubtportoalegre.com.br

Sérgio Becker
Na foto, os escritores Flavio stefani e Sérgio Becker.

Comentários

  1. Parabéns ao Flávio Stefani e ao jornalista Sérgio Becker, dignos presidente e escritor da UBT - Porto Alegre, pela realização desta meritória Oficina de Trovas.

    Do confrade trovador

    Ialmar Pio Schneider

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ângela,

    Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre a Reserva Biológica do Lami para a Revista Vida Saudável & Equilíbrio, da Editora Escala, de São Paulo. Vi um depoimento seu no blog do ZH Zona Sul a respeito e gostaria de contar com sua opinião sobre a reserva para esta matéria.
    Caso haja interesse meu e-mail é: lilianlaraujo@hotmail.com

    Aproveitando, desculpe-me pela invasão no blog, mas foi o único contato direto que consegui.

    Atc.

    Lilian Araujo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?