sábado, 19 de outubro de 2013

Manifesto Aprova Já

A Associação Histórica, Artística e Cultural do Atelier do Bonde apoia o Movimento Aprova Já , que visa a qualificação e moralização 
dos setores responsáveis pelo licenciamento urbano em Porto Alegre. Existem hoje milhares de projetos de arquitetura aguardando a análise dos Órgãos Públicos relacionados, mas em torno de dez revisores apenas trabalhando. Pessoas esperam para construir suas casas ou validarem o alvará comercial de seus empreendimentos e imóveis. A burocracia aumentou consideravelmente e simples residencias levam dois anos para serem aprovadas. Muito disso é devido ao baixo salário e a falta de capacitação dos funcionários, sem falar na enorme quantidade de CCs assumindo cargos técnicos sem qualquer formação na área. O Movimento propõe a elaboração de um Projeto de Lei para moralizar e qualificar o sistema, mediante a criação de critérios claros de aprovação e transparência para que o Plano Diretor e o Estatuto da Cidade sejam respeitados. Ajude com a tua assinatura e divulgue para os teus contatos. A assinatura pode ser feita na sede do Atelier do Bonde na Av. Otto Niemeyer, 1.173, no Bairro Tristeza ou via Internet no seguinte endereço:




Em 1º de outubro de 2013 lançamos a petição online de apoio ao manifesto do Movimento Aprova Já. Dezenove dias depois, utilizando somente o facebook e a mobilização de Arquitetos e Engenheiros insatisfeitos e com a vontade de mudanças que movem os idealistas como Mauro Schreiner, nosso apoiador nº 500, contamos com uma legião de seguidores que nos incentivam a lutar e aumentam nossa responsabilidade.

Tudo temos por fazer, mas temos a consciência de que nosso Movimento já cumpriu sua principal tarefa, a de provocar o debate e oportunizar aos que são a favor ou contra nossas reivindicações se posicionarem e apresentarem suas propostas.

Cidadãos como nós e os que nos apoiam, entidades da Arquitetura e Engenharia e demais segmentos da Construção Civil, o segundo em geração de empregos formais no Brasil, precisamos nos mobilizar para modificar profundamente a situação de aprovação e liberação de obras em Porto Alegre, não com medidas maquiadoras, pontuais ou emergenciais, mas com uma mudança radical, planejada e duradoura, que beneficie as categorias mas, principalmente, a sociedade civil consumidora dos serviços de Arquitetura e Engenharia.

Muito obrigado do fundo de nossos corações a todos, cada um de vocês deu sentido ao nosso engajamento e esforço mas...

A luta continua, companheiros, e não tá morto quem peleia...

Arquiteto Paulo Bettanin, autor do Manifesto Aprova Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário