sábado, 5 de maio de 2012

Apresentação de Teatro de Bonecos no Bonde

Na quarta feira do dia 25 de abril, foi apresentado no Atelier do Bonde o espetáculo Bonecos de Pau da Companhia de Teatro de Bonecos a Divina Comédia. A apresentação aconteceu no interior de um bonde antigo da Carris, situado na Avenida Otto Niemayer, e encantou uma alegre plateia composta por adultos, adolescentes e crianças, orientadas pela psicopedagoga Verônica Bilhalva.

A peculiaridade desse tipo de teatro é que os personagens são todos confeccionados artesanalmente em troncos de madeira reciclada, originando divertidos bonecos de vara com expressões de carrancas típicas de mamulengos. O palco também merece atenção: construído em madeira entalhada, é ricamente decorado com tecidos coloridos e afrescos, reportando à época das alegorias barrocas, com pano de boca, cortina romana e cenários pintados à mão pelo próprio artista e bonequeiro Marcelo Tcheli.

A produtora Ivania Kunzler apresentao espetáculo, composto por 9 esquetes de aproximadamente 3min cada, passando pela comédia, drama e aventura. A artista, e também bonequeira, faz a narração da peça, contando histórias que abordam temas da cultura popular e ecologia, bem como explicando a origem e confecção dos bonecos de pau.

O evento, produzido por Graziela Saraiva, compõe a XXIV Semana de Teatro de Bonecos, na qual se apresentam diversos grupos com apresentações simultâneas e gratuitas em Porto Alegre na Casa de Teatro, Redenção e Companhia de Arte. Os patrocinadores e apoiadores são o Centro de Referência de Teatro de Bonecos do RS – CRTB-RS, a Companhia de Arte e o Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos do RS - SATED/RS.