quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tudo ao mesmo tempo agora, com muita consciência! - Mensagem de Betânia Alfonsin

A mensagem que segue abaixo foi escrita pela escritora, professora e doutora em Planejamento Urbano e Regional Betânia Alfonsin e merece ser citada neste blog como fonte de inspiração a todos. 


Betânia Alfonsin é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1990), mestra em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS (2000) e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ (2008). É professora da PUCRS e da FMP. Atua como professora de Educação à Distância no Curso de Dimensiones Jurídicas de la Política Urbana” no ” Programa para America Latina y el Caribe” do Lincoln Institute of Land Policy.


Quantas vivências distintas neste exato momento...
Milhares de pessoas acotovelam-se em shoppings buscando freneticamente presentes de Natal.

Milhares de pessoas estão estressadíssimas, depois de trabalharem estupidamente ao longo do ano. 
Milhões de pessoas anseiam por um lugar prá deitar e descansar por um breve instante na cela lotada de uma penitenciária.
Em alguma cidade brasileira, pessoas são despejadas de forma violenta, vivenciando a perversidade de um sistema incapaz de garantir o direito humano à moradia.
  
Ao mesmo tempo, em algum canto do planeta, nasce um bebezinho portando a esperança de seu pai e de sua mãe em uma vida abundante e segura no futuro. 
Um grande país da América Latina empossa uma presidenta mulher para dar seguimento ao governo democrático que busca construir um país que respeite a dignidade da pessoa humana.
Neste exato momento, milhares de pessoas sonham e lutam concretamente para construir um outro mundo possível, no campo e na cidade.

Nestas festas de fim de ano, desejo que você se dê conta da singularidade de sua existência, que esteja consciente do privilégio de estar vivendo o momento presente e do luxo que é, simplesmente, estar vivo/a e podendo ler esta mensagem.
Desejo que você abrace seus afetos sentindo a energia vital fluindo nesse encontro que é a mais terna experiência humana. 
Desejo sobretudo que você se lembre a cada dia de 2011, da imensa capacidade de amar e transformar o mundo que trouxemos para esta vida...

Em 2011, desejo que saibamos colocar nosso melhor na busca de uma sociedade mais justa, que respeite a diversidade, os direitos humanos e os direitos de todas as formas de vida a desfrutarem do nosso planeta comum.

Um fraterno abraço,
Betânia Alfonsin

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal das crianças no Bonde

A alegria da criançada foi geral com a chegada do Papai-Noel, abraçando a garotada e distribuindo presentes no quintal do Atelier do Bonde, em meio a atrações diversas de circo, oferecidas pela ONG educacional da Associação Comunitária do Bairro Camaquã (Programa Garga Comunidade), e pela belíssima apresentação no trapézio da atriz e trapezista Mima Ponsi.

Acompanhe nas fotos:  http://picasaweb.google.com/atelierdobonde/NatalNoBonde#





Kika e a comemoração dos seus 80 anos no Atelier do Bonde


Homenagens dos artistas do Atelier do Bonde, familiares e amigos à Zika D´Ornelas Ponsi

Zilka D`Ornelas Ponsi, a Kika (nome artístico), completou seus 80 anos na sexta-feira do dia 17 de dezembro, no Atelier do Bonde, na Av. Otto Niemeyer, 1173. Sua festa de aniversário reuniu ilustres convidados do universo cultural, entre artistas de teatro, circo, cinema e artes plásticas, numa comemoração artística que ficará na história da Zona Sul.
Kika, hoje servidora pública aposentada, é artista plástica autodidata, poeta e artesã. Esbanjando vitalidade e simpatia, sempre dedicada à família, é mãe, avó e bisavó. Como presente de aniversário, aguarda o nascimento do seu quinto neto em março e do segundo bisneto em maio de 2011, e, por isso, está radiante. 
Essa senhorinha, de pouco mais de um metro e meio de altura, não pára nunca de fazer arte e ainda encontra tempo para cuidar, com muito carinho, de um bonde histórico, estacionado no quintal de seu atelier  particular. Com toda a disposição e alegria, que os anos não souberam apagar, Kika é responsável por fundar a ONG cultural de preservação do bonde: é a HACAB, Associação Histórica, Artística e Cultural do Atelier do Bonde, aberta para receber visitantes e parceiros culturais.
Entre todas as qualidades já descritas, Kika é uma cidadã responsável, que se preocupa com o futuro das novas gerações. Por esse motivo, as propostas da sua ONG dizem respeito à conscientização histórica e ao desenvolvimento social de crianças, jovens e adultos por meio da difusão e integração artístico cultural, com enfoque na cultura, educação, cidadania e sustentabilidade socioambiental.
Este texto é uma homenagem da equipe de artistas do Atelier do Bonde a essa senhora, que muito tem contribuído para a história da nossa Zona Sul, e que é, para todos, um exemplo a ser seguido de ética humana e respeito pela vida em todas as suas formas.

À Kika, o nosso sincero agradecimento e votos de um feliz aniversário!

Amigos artistas do Atelier do Bonde

A comemoração dos 80 anos da Kika superou as expectativas: longe de ser uma festa tradicional para a 3ª idade, reuniu artistas de todos os gêneros, representates de várias modalidades artísticas: música, dança, teatro, circo e artes plásticas. Tivemos a ilustre presença da equipe de artistas do circo Girassol, da Trupe Garganimações, da CIA Mundo Paralelo e do grupo de músicos e artistas circenses Boraimbolá, da atriz de teatro e diretora Patsy Cecato, do ator, apresentador e diretor de teatro Bob Bahlis, do ator de teatro, cinema e TV, Rogério Hoch, apenas para citar algumas personalidades importantes do meio cultural de Porto Alegre. A presença dos queridos familiares e amigos fiéis provaram o quanto a nossa Kika é querida por todos. Minha mãe tem mesmo o dom de reunir a sua volta pessoas legais, alto astral, simplesmente porque ela é exatamente assim: simples, alegre, amiga, irmã, mãe, avó e bisavó leal e dedicada a todos! Obrigada, gente! 

Ângela Ponsi (filha)











Tenho que dizer que fiquei muitíssimo feliz por ter a sorte de poder comemorar os 80 anos dessa minha mãe maravilhosa junto com a família e queridíssimos amigos! Foi tudo lindo e pra mim foi emocionante brincar no meu trapézio, estrear a estrutura recém instalada no Atelier do Bonde, depois de ter me recuperado de alguns acidentes, e porque foi a primeira vez que minha mãe me viu no trapézio! Foi mesmo uma noite inesquecível! Valeu galera!
Mima Ponsi (filha)










Pra mim também foi um prazer conhecer o espaço do bonde, aliás tem sido um prazer estarmos realizando trocas artísticas, enfim... Que bom que os caminhos artísticos nos aproximaram. Espero poder usufruir muito mais.
Débora Rodrigues (Circo Girassol)


Surpresa para Kika

Durante uma aula de pintura em tela com a professora Glaucia Scherer, na quarta-feira do dia 15 de dezembro, alunas e funcionárias do Atelier do Bonde surprendem Kika com um simpático bolinho de aniversário e delicados presentes para comemorar o anviersário de 80 anos da artista. O parabéns adiantado antecipou o festejo oficial que aconteceu na sexta-feira, dia 17 de dezembro, reunindo celebridades do meio artístico e cultural.

Oficina de circo e inauguração do trapézio no Atelier do Bonde

Com a inauguração do trapézio pelo palhaço Bem da Trupe Circense Petit Poá, o Atelier do Bonde inicia um novo ciclo de existência com atrações variadas e novas oficinas. Mima Ponsi, atriz e trapezista será a instrutora de trapézio para grupos ou aulas individuais. Agende seu horário pelo telefone 97678150.

Oficina de Circo


Aulas individuais ou em grupo de movimento sensorial no solo e no trapézio fixo com a atriz e trapezista Iasmin Ponsi.

Objetivos: Proporcionar, através da técnica de trapézio, a percepção sensorial do corpo; explorar a expressividade do gesto acrobático.

Veja o álbum de fotos em: http://picasaweb.google.com/atelierdobonde/InauguracaoTrapezio#


Site Oficial do Atelier do Bonde

O Atelier do Bonde agora tem novo site. Confira a programação cultural, eventos comemorativos, oficinas e cursos no endereço: http://atelierdobonde.com.br/

Centro integrado de arte e terapia corporal

"Mens sana in corpore sano", eis a frase clássica do poeta romano Juvenal, que denota a importância de se preservar uma mente sã num corpo são, a fim de se manter a saúde física e mental (espiritual) por meio do equilíbrio entre corpo e mente.

Rafael Bandeira, terapeuta corporal e instrutor de Yoga, com formação em Reiki, Shiatsu, Do In, Quiropraxia, Massagem Ayurvédica, Terapeutica e Relaxante, iniciou um trabalho de terapia holística no Atelier do Bonde para ativar pontos energéticos por meio da massagem, do alongamento e da prática do Yôga. O trabalho é realizado com grupos de meditação por meio de exercícios físicos e mentais, ou individual com a estimulação, pela massoterapia, de pontos estratégicos para facilitar o relaxamento, o alívio da dor e o cansaço muscular, a redução do stress, a sedação do sistema nervoso, o aumento da flexibilidade e a amplitude dos movimentos, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria do tônus muscular, entre outros inúmeros benefícios à saúde. Veja no blog maiores informações: http://www.rafaelmassoterapeuta.blogspot.com/

Rafael atende também a domicílio. Agende seu horário pelo telefone: 93804919.