Tudo ao mesmo tempo agora, com muita consciência! - Mensagem de Betânia Alfonsin

A mensagem que segue abaixo foi escrita pela escritora, professora e doutora em Planejamento Urbano e Regional Betânia Alfonsin e merece ser citada neste blog como fonte de inspiração a todos. 


Betânia Alfonsin é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (1990), mestra em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS (2000) e Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ (2008). É professora da PUCRS e da FMP. Atua como professora de Educação à Distância no Curso de Dimensiones Jurídicas de la Política Urbana” no ” Programa para America Latina y el Caribe” do Lincoln Institute of Land Policy.


Quantas vivências distintas neste exato momento...
Milhares de pessoas acotovelam-se em shoppings buscando freneticamente presentes de Natal.

Milhares de pessoas estão estressadíssimas, depois de trabalharem estupidamente ao longo do ano. 
Milhões de pessoas anseiam por um lugar prá deitar e descansar por um breve instante na cela lotada de uma penitenciária.
Em alguma cidade brasileira, pessoas são despejadas de forma violenta, vivenciando a perversidade de um sistema incapaz de garantir o direito humano à moradia.
  
Ao mesmo tempo, em algum canto do planeta, nasce um bebezinho portando a esperança de seu pai e de sua mãe em uma vida abundante e segura no futuro. 
Um grande país da América Latina empossa uma presidenta mulher para dar seguimento ao governo democrático que busca construir um país que respeite a dignidade da pessoa humana.
Neste exato momento, milhares de pessoas sonham e lutam concretamente para construir um outro mundo possível, no campo e na cidade.

Nestas festas de fim de ano, desejo que você se dê conta da singularidade de sua existência, que esteja consciente do privilégio de estar vivendo o momento presente e do luxo que é, simplesmente, estar vivo/a e podendo ler esta mensagem.
Desejo que você abrace seus afetos sentindo a energia vital fluindo nesse encontro que é a mais terna experiência humana. 
Desejo sobretudo que você se lembre a cada dia de 2011, da imensa capacidade de amar e transformar o mundo que trouxemos para esta vida...

Em 2011, desejo que saibamos colocar nosso melhor na busca de uma sociedade mais justa, que respeite a diversidade, os direitos humanos e os direitos de todas as formas de vida a desfrutarem do nosso planeta comum.

Um fraterno abraço,
Betânia Alfonsin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?