Kika e a comemoração dos seus 80 anos no Atelier do Bonde


Homenagens dos artistas do Atelier do Bonde, familiares e amigos à Zika D´Ornelas Ponsi

Zilka D`Ornelas Ponsi, a Kika (nome artístico), completou seus 80 anos na sexta-feira do dia 17 de dezembro, no Atelier do Bonde, na Av. Otto Niemeyer, 1173. Sua festa de aniversário reuniu ilustres convidados do universo cultural, entre artistas de teatro, circo, cinema e artes plásticas, numa comemoração artística que ficará na história da Zona Sul.
Kika, hoje servidora pública aposentada, é artista plástica autodidata, poeta e artesã. Esbanjando vitalidade e simpatia, sempre dedicada à família, é mãe, avó e bisavó. Como presente de aniversário, aguarda o nascimento do seu quinto neto em março e do segundo bisneto em maio de 2011, e, por isso, está radiante. 
Essa senhorinha, de pouco mais de um metro e meio de altura, não pára nunca de fazer arte e ainda encontra tempo para cuidar, com muito carinho, de um bonde histórico, estacionado no quintal de seu atelier  particular. Com toda a disposição e alegria, que os anos não souberam apagar, Kika é responsável por fundar a ONG cultural de preservação do bonde: é a HACAB, Associação Histórica, Artística e Cultural do Atelier do Bonde, aberta para receber visitantes e parceiros culturais.
Entre todas as qualidades já descritas, Kika é uma cidadã responsável, que se preocupa com o futuro das novas gerações. Por esse motivo, as propostas da sua ONG dizem respeito à conscientização histórica e ao desenvolvimento social de crianças, jovens e adultos por meio da difusão e integração artístico cultural, com enfoque na cultura, educação, cidadania e sustentabilidade socioambiental.
Este texto é uma homenagem da equipe de artistas do Atelier do Bonde a essa senhora, que muito tem contribuído para a história da nossa Zona Sul, e que é, para todos, um exemplo a ser seguido de ética humana e respeito pela vida em todas as suas formas.

À Kika, o nosso sincero agradecimento e votos de um feliz aniversário!

Amigos artistas do Atelier do Bonde

A comemoração dos 80 anos da Kika superou as expectativas: longe de ser uma festa tradicional para a 3ª idade, reuniu artistas de todos os gêneros, representates de várias modalidades artísticas: música, dança, teatro, circo e artes plásticas. Tivemos a ilustre presença da equipe de artistas do circo Girassol, da Trupe Garganimações, da CIA Mundo Paralelo e do grupo de músicos e artistas circenses Boraimbolá, da atriz de teatro e diretora Patsy Cecato, do ator, apresentador e diretor de teatro Bob Bahlis, do ator de teatro, cinema e TV, Rogério Hoch, apenas para citar algumas personalidades importantes do meio cultural de Porto Alegre. A presença dos queridos familiares e amigos fiéis provaram o quanto a nossa Kika é querida por todos. Minha mãe tem mesmo o dom de reunir a sua volta pessoas legais, alto astral, simplesmente porque ela é exatamente assim: simples, alegre, amiga, irmã, mãe, avó e bisavó leal e dedicada a todos! Obrigada, gente! 

Ângela Ponsi (filha)











Tenho que dizer que fiquei muitíssimo feliz por ter a sorte de poder comemorar os 80 anos dessa minha mãe maravilhosa junto com a família e queridíssimos amigos! Foi tudo lindo e pra mim foi emocionante brincar no meu trapézio, estrear a estrutura recém instalada no Atelier do Bonde, depois de ter me recuperado de alguns acidentes, e porque foi a primeira vez que minha mãe me viu no trapézio! Foi mesmo uma noite inesquecível! Valeu galera!
Mima Ponsi (filha)










Pra mim também foi um prazer conhecer o espaço do bonde, aliás tem sido um prazer estarmos realizando trocas artísticas, enfim... Que bom que os caminhos artísticos nos aproximaram. Espero poder usufruir muito mais.
Débora Rodrigues (Circo Girassol)


Comentários

  1. muito criativo a ideia atelier do bonde, divulguem seus trabalhos também em www.brazilianarte.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?