sexta-feira, 7 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Novas Telas de Glaucia Scherer

Glaucia Scherer nasceu em 11 de junho de 1971, na cidade de Venâncio Aires, a 120KM de Porto Alegre. Rio Grande do Sul - Brasil.

Depois de cursar dois anos de Arquitetura e Urbanismo, volta seu trabalho para as Artes Plásticas.

Autodidata, pinta sua primeira tela em 1999 e até o final de 2000 já possui mais de 100 peças distribuídas por várias cidades do Brasil e países como a Argentina, Itália e Estados Unidos.

Em 2001 ingressa na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde, no primeiro semestre de 2005, forma-se Bacharel em Artes Plásticas.

Possui exposições no Brasil e exterior.

Atualmente, além de seu trabalho pessoal, ministra cursos de arte e está especializando-se em Arteterapia.


Curso de pintura em tela no Atelier do bonde com Glaucia:

Todas as quartas-feiras das 14h às 17h. Novas turmas dependem de agendamento. Contato: 30255703 / 98337548

Blog de Glaucia:
www.glauciascherer.blogspot.com





Foto de Glaucia no Atelier do Bonde.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Rogério Hoch é o Grande Hablich!

Com mais de 20 anos de teatro, Rogério Hoch é autor de músicas, livros e peças infantis. Atualmente participa do programa de TV "Pampa Meio Dia" no canal 4, dentro do quadro "Tempo Bom com Paulo Borges" e também do programa "Studio Pampa" no mesmo canal.






















Blog de rogério Hoch:

Espetáculo de Mágica no Bonde!

O Atelier do Bonde apresenta o espetáculo "O Grande Hablich", uma simbiose de teatro e show de mágica. O ator, Rogério Hoch, interpreta um grande mestre do ilusionismo, dentro de um bonde, para a alegria da garotada! Seus truques são apresentados de maneira engraçada e peculiar: a platéia (adultos e crianças) é convidada a interagir com o protagonista. Traga as crianças e venha dar muitas gargalhadas no maior espetáculo de mágica da Zona Sul!


















Capa do livro de Rogério Hoch.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Lançamento de Livro no Bonde



Capa do livro "Jacaré não vai pro céu..." de Flavio Stefani. O desenho do jacaré é de sua neta
Gabriela quando tinha oito anos de idade.





Durante o encerramento da Oficina de Trovas no Bonde, no dia 25 de julho, no Atelier do Bonde, na Av. Otto niemeyer, 1173, o presidente da UBT - União Brasileira de Trovadores - e quem ministrou a oficina, Flavio Roberto Stefani, aproveitou o momento para lançar o seu último livro infantil Jacaré não Vai pro Céu. Flavio é advogado e corretor de imóveis, produtor e apresentador de programas culturais em rádio, atuou nas Rádios Porto Alegre e Educadora, apresentando atualmente dois programas na Rádio Comunitária Belém Velho. Detentor de mais de centenas de troféus, obtidos com classificações em Concursos de trova e poesia por todo o país.



Foto de Flavio e seu livro.














Início da história do Jacaré:

Parabéns! Abriste agora
o livro certo, e, além disso,
vais abrindo mundo afora,
outro mundo... Sem feitiço...

É o Mundo da Bicharada,
que tem alma, que tem cor,
tem fantasia que agrada,
e além do mais, tem amor!

Não sei se biruta estou,
ou se a fase é bela e nova,
só sei que a estória ficou
todinha feita de trova...

Trovas de Ialmar Pio Schneider

Trovas do advogado, cronista e poeta Ialmar Pio Scneider na Oficina de Trovas do Bonde:


Quem quiser ser trovador,
seja primeiro aprendiz;
mesmo em matéria de amor
se aprende pra ser feliz !


As trovas que a gente escreve
mesmo que sejam banais,
é um pouco da vida breve
que não volta nunca mais...


Perdido em divagações
sento à beira do caminho,
como se as recordações
não me deixassem sozinho...


Foto: Ialmar e Lisete na oficina de trovas do Bonde.

Blogs de Ialmar:

http://ialmar.pio.schneider.zip.net/

http://ialmarpioschneider.blogspot.com/

http://ialmarpioschneider.blogspot.com/2009/07/soneto.html

http://ial123.blog.terra.com.br/





Reportagem do Jornalista e Escritor Sérgio Becker



Oficina de Trovas no Bonde


Uma confraternização marcou o encerramento da Oficina de Trovas do Bonde, na tarde de 25 de julho último, ministrada pelo presidente da Seção de Porto Alegre da UBT – União Brasileira de Trovadores – , trovador Flávio Stefani, e que, a par de revelar novos poetas trovadores, teve uma característica que determinou seu ineditismo: foi realizada dentro de um bonde. Isso mesmo, a sala de aula foi no Atelier do Bonde, situado aqui na Zona Sul, mais precisamente na Av. Otto Niemeyer, 1173, gentilmente cedido pela proprietária, a trovadora e artista plástica Zilka D´Ornelas Ponsi.

A oficina ampliou e aprofundou o conceito de Trova, que se constitui num gênero de poesia remanescente da Antiguidade e da Idade Média e que consiste num poema de quatro versos ou linhas, setíssilábicos, rimando o primeiro com o terceiro, e expressando um sentido pensamento completo, sem necessidade de título ou maiores explicações. Propõe sempre uma idéia lírica, filosófica ou humorística. Foi, também, atividade cultural da UBT porto-alegrense, que este ano realizará os XX Jogos Florais, no último fim de semana de outubro, constituído na premiação e no congraçamento de uma centena de trovadores originários de todo o país e dos países vizinhos do MERCOSUL, que serão classificados no concurso de trovas que está sendo finalizado pela seção porto-alegrense da UBT.

Além de ensinar a criação desta forma de poesia praticada desde a Antiguidade em todos os quadrantes do mundo, a Oficina de Trovas do Bonde permitiu a revelação de vários novos poetas potenciais. A própria filha da proprietária do Atelier do Bonde, Ângela Ponsi, que foi quem melhor definiu o ambiente acolhedor de “um bonde transformado em sala de aula”.



Como o Movimento Trovadoresco é aberto a quem desejar desenvolver esta forma de poesia e realiza almoços mensais de confraternização em sua sede, os interessados poderão obter informações atualizadas no site da UBT Porto Alegre: www.ubtportoalegre.com.br

Sérgio Becker
Na foto, os escritores Flavio stefani e Sérgio Becker.

Oficina Poética

O Atelier do Bonde reuniu, nas tardes de sábados, durante todo o mês de julho, poetas, escritores, artistas e demais interessados em poesia para aprenderem o gênero poético TROVA, sob a orientação do Presidente da UBT - União Brasileira dos Trovadores, Flávio Stefani. Ao final de cada oficina, os participantes reuniam-se no atelier para saraus poéticos acompanhados de chás e salgadinhos.

O fechamento da oficina ocorreu no dia 25 de julho e contou com um concurso relâmpago no qual foram eleitas as melhores trovas e com a distribuição dos certificados. Houve ainda o lançamento da mais recente obra de Flavio Stefani - Jacaré não Vai para o Céu - uma interessante aventura toda em trovas infantis.

A oficina teve a participação do jornalista e escritor Sérgio Becker. Sérgio é autor de alguns livros como Porto Alegre Solo Sagrado, Porto Alegre Centro Cultural e, em setembro, realizará a sessão de autógrafos no Bonde de seu último livro - Vovô vê a Duda, a partir das vivência com sua neta, Maria Eduarda.

Trovar no Bonde é beleza
(sem querer contar vantagem)
Este Bonde, com certeza,
realmente é uma viagem. (Zilka)





As crianças e a poesia!