Clave Incorporações - Reportagem sobre o Atelier do Bonde

A Clave Incorporações, atenta aos movimentos culturais da Zona Sul, publicou a reportagem ao lado sobre o Atelier do Bonde. O Atelier agradece aos editores pela oportunidade de divulgar o trabalho dos artistas e parceiros culturais do Bonde!

CULTURA
ARTE NO BONDE

A Zona Sul é lugar de muitos prazeres. Além dos gastronômicos, da vida ao ar livre e do contato com a natureza, não faltam atividades culturais para preencher os momentos de lazer. Inaugurado em maio deste ano, o Atelier do Bonde, localizado na Avenida Otto Niemeyer, número 1173, é mais uma opção para os que gostam de artes e artesanato. A casa é uma iniciativa das artistas Kika e Ângela Ponsi, mãe e filha. A peculiaridade do local, e motivo do nome, é um antigo bonde do transporte público de Porto Alegre estacionado no pátio da casa que virou espaço expositivo.

A história do bonde é curiosa. Depois de deixar os trilhos, virou bar. Quando deixou de ser bar passou a ser sede de igreja, num terreno no Lami, extremo Sul do município. Quando a igreja precisou ampliar as instalações - os 39 metros quadrados do bonde, 13 de comprimento por três de largura, não davam mais conta dos fiéis - foi posto à venda. Foi aí que Ângela colocou o olho na peça rara. "Sempre gostei de trabalhar com sucata, com materiais de demolição. Quando descobri o bonde à venda, dei um jeito de comprá-lo". Para vir do Lami até a Tristeza, foi preciso uma escolta da EPTC. Mas, chegou e foi assim que virou atelier.

"A Zona Sul tem muitos artistas e cada um mantém o seu espaço individual, com as despesas mensais, segurança, aluguel. Então pensamos: por que não unirmos vários artistas em um lugar só?", coloca Ângela. Com a aquisição do bonde, a ideia saiu do papel. Hoje, o atelier conta com cursos regulares de pintura a óleo, artesanato e escultura em gesso. No próximo ano terão início as atividades infantis, com aulas de arte e acompanhamento pedagógico.

Aberto para novas atividades, o espaço quer contribuir para a cultura local, promovendo a aproximação da comunidade à manifestações artísticas. Além de exposições, o bonde já abrigou brechós, show de mágica, sarau musical, ensaios fotográficos, oficinas de poesia e quer promover muito mais. "Estamos abertos para qualquer projeto, queremos integrar e interagir com o público e com os artistas", convida Ângela.

Acesse o conteúdo da reportagem no site da empresa Clave: http://www.clave.com.br/detalhes.php?id=183


Comentários

  1. Parabéns para a Ângela e a Kika por terem feito esta sede de cultura para o nosso bairro. Sou vizinho e muito admiro o local que nos proporciona participar de diversos eventos. Muitos ainda acontecerão, com certeza. Agradeço de coração esta oportunidade. Atémais...
    IALMAR PIO SCHNEIDER

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?