Reportagem do Blog Inusitados sobre o Atelier do Bonde

Quem não gosta de novidade? Pois sim, Daniel Fraga, Filipe Brum, Jonathas Costa, Maya Lopes e Sabrina Benedetti, cinco estudantes de jornalismo da PUCRS uniram-se para fundar o "Inusitados", um blog para divulgar serviços e lugares pouco conhecidos em Porto Alegre, pensado especialmente para as pessoas que curtem iniciativas diferentes e exóticas.

Foi assim, dentro dessa proposta diferenciada do grupo, que o estudante de psicologia Jonas Fraga, a convite do blog Inusitados, surgiu no Atelier do Bonde, no início de maio de 2010, para uma entrevista com as proprietárias Kika e Ângela Ponsi. Como a sensibilidade de perceber  com profundidade, e o talento de despertar em cada ser humano seu dom mais precioso, é tarefa da psicologia, o garoto entrou no clima do atelier e , após um bate-papo descontraído e com um pequeno bloco de anotações, conseguiu captar a mensagem das artistas: cultura, criatividade, integração, cidadania e sustentabilidade, eis os focos de atuação do atelier. Veja como ficou a reportagem:


A arte está fora dos trilhos

Dona Zilka D’Ôrnelas Ponsi, 79 anos, funcionária pública aposentada, e sua filha, Ângela, possuem algo que muitos viram apenas por fotografia. Um meio de transporte em que tantas pessoas gostariam de ter andado um dia e que hoje elas disponibilizam para quem quiser conhecer. Não é somente de um bonde de 13m de comprimento por 3m de largura, mas, sim, de um espaço em que há produção e integração artístico-cultural, aberto para o público.

Ângela D’ Ôrnelas Ponsi, 38 anos, arquiteta e artista plástica, foi a responsável pela aquisição deste patrimônio cultural que estava destinado ao desmanche. O bonde, que abrigou um bar em Ipanema e, posteriormente, funcionou como igreja evangélica no Lami, já não comportava satisfatoriamente o número de fiéis. Ângela, então, no ano de 2000, buscou a “sucata”.

Iniciou-se um árduo trabalho de restauração, cuja intenção de manter a maior parte de peças originais possível teve sucesso. Esse trabalho contou com a ajuda dos próprios trabalhadores, que “entraram no espírito”, improvisaram uma oficina ali mesmo (a fim de evitar o deslocamento do bonde) e adaptaram o maquinário necessário para a reforma.

Nota-se a preocupação com a educação ecológica que permeia o trabalho realizado no atelier e é refletida nas obras de arte, nas iniciativas e projetos, bem como na própria construção da casa. Os tijolos, a escada, as esquadrias, tudo dentro da idéia de “lixo decorativo”, uma iniciativa que vai de encontro à cultura do desperdício, a qual elas fazem questão de combater, por uma via bem criativa.

Várias atividades, como hora do conto, hora da arte, sarau de música, exposições e aula de pintura são realizadas ali, na Av. Otto Niemeyer, 1.173, e contam, ainda, com a participação de outros profissionais, como a psicopedagoga Verônica Bilhalva e a artista plástica Glaucia Scherer. Sobre o trabalho destinado às crianças, Ângela cita a “Oficininha”, que conta com uma hora do conto, piquenique e alguma apresentação ou teatro que a psicopedagoga proponha, dentro de uma programação que varia de encontro para encontro. Zilka, hoje poetisa e trovadora, ressalta o caráter terapêutico da proposta, proporcionado pela arte.

O Atelier agrega uma proposta cultural que respeita a ecologia, bem como o aspecto terapêutico, à possibilidade de conhecer um meio de transporte tirado de circulação em nossa cidade, mas que um dia já se constituiu em um símbolo porto-alegrense. Por isso, o espaço é uma opção bem interessante àqueles que buscam novidades na nossa capital.

Texto e fotos são uma participação especial de Jonas Fraga, convidado do blog para a realização desta postagem.

Informações sobre cultura, arte, eventos, entre outras idéias inusitadas podem ser encontradas no site http://inusitadospoa.wordpress.com/

Comentários

  1. Pra nós foi um prazer realizar uma matéria sobre o Bonde, um lugar curioso, artístico e e sofisticado. Parabenizo a Dona Zilka e sua filha Ângela pela proposta que criaram e pela formosa atênção que nos deram e o carinho com o qual divulgaram nosso blog. Obrigada! Sabrina Benedetti, Daniel Fraga, Filipe Brum, Jonathas Costa, Maya Lopes e o mais novo membro Jonas Fraga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?