Reportagem da Revista de Sustentabilidade sobre ocupação de bondes
Upcycling de bondes cria escritórios retrôs em Londres e Lisboa
Hoje pela manhã, no blog português LX Sustentável, me deparei com uma criativa, divertida e inteligente forma de reaproveitamento de espaços.
Trata-se no reaproveitamento do espaço interno de bondes e ônibus como espaços de trabalho baratos para estilistas, companhias de teatro, produtores de vídeo, organizadores de eventos, arquitetos e afins.
O conceito surgiu com o Village Underground (VU), de Londres, que além do espaço de trabalho disponibiliza uma programação cultural variada, com grande rotatividade de artistas.
Com tantos cidades providas de linhas de trens desativadas no Brasil e tantos vagões abandonados nesses locais (conhecem o interior de São Paulo???) essa idéia seria uma forma barata, criativa e divertida de criar escritórios por todo o país, (quem sabe) reduzir um pouco a pressão sobre os edifícios dos centros urbanos, reduzir o valor dos aluguéis e ainda contribuir com momentos criativos de nossos artistas, que com certeza teriam muita inspiração num escritório retrô.
Olá, Angela !
ResponderExcluirBoa noite ! Muito interessante este post falando do aproveitamento de bondes desativados para fins culturais. Em algumas cidades do RS, a que eu conheço, é Canoas, transformaram as antigas estações ferroviárias em Casas de Cultura. Inclusive em Canoas realizam saraus poéticos e mantém escolas de dança e música, além de exposição de artes plásticas. Pelo que me consta têm o subsídio da Prefeitura daquela cidade para funcionar. Julgo ótimas ideias utilizarem os espaços, quaisquer que forem, para o incentivo e realização das artes em geral. Parabéns pela tua iniciativa e um abraço a vocês, Angela, Zilka e Glaucia. Do amigo e parceiro em poesias ilustradas nos blogs pelas aquarelas e telas. - Ialmar Pio
Oi, Ialmar!
ResponderExcluirAgradeço pelo post, você está sempre por dentro das atividades culturais. Essa reportagem é da Revista Sustentabilidade e eu trancrevi para o blog assim como aparece no site.
Olá Ângela,
ResponderExcluirObrigada por partilhar informação do LX Sustentável.
O Lx sustentável é um espaço aberto à participação de todos aqueles que queiram contribuir com as suas ideias e sugestões para tornar Lisboa cada vez mais sustentável.
Ficamos felizes por estar a contribuir para a sua divulgação e partilha de opiniões.
Deixamos as nossa felicitações pelo seu blog, pois tem conteúdo muito interessante.
Acompanhe-nos também nas redes sociais:
- Twitter: http://twitter.com/lxsustentavel
- Facebook: http://www.facebook.com/lxsustentavel
Equipa LX Sustentável
http://lxsustentavel.com/