Responsabilidade Social


Na ensolarada tarde da quarta-feira, do dia 28 de julho, o Associação Artística e Cultural do Atelier do Bonde (HACAB), recentemente fundada, recebeu a visita do grupo de crianças e adolescentes do Centro Comunitário Educacional (CCE), que atende jovens da Vila Sta Bárbara em situação de vulnerabilidade social. O grupo participou de atividades artísticas e pedagógicas e dinâmicas de grupo, técnicas socioeducativas com o objetivo de facilitar o processo afetivo e promover o resgate da cidadania e a inclusão social. O trabalho foi orientado pela equipe de educadores do Atelier do Bonde e a família de músicos circenses do Grupo Boraimbolá, acompanhados pelas educadoras e fundadoras da ONG educacional do CCE.

A iniciativa de levar esses jovens alunos ao atelier faz parte do projeto “Arte, Cultura e Educação no Bonde” e tem como meta potencializar a inclusão e a promoção social por meio da arte e da cultura, apresentando programas culturais que favoreçam o resgate social da memória e a preservação do acervo e da cultura local por meio da educação e da valorização da paz, da cidadania, dos direitos da criança e do adolescente e da conscientização ecológica. O projeto em tela está disputando o edital da Fundação Maurício Sirotski para a Rede Parceria Social e pretende introduzir jovens e crianças no universo criativo, facilitando a expressão e o desenvolvimento motor, sensorial e educacional por meio da arte, a fim de possibilitar a inclusão nas atividades escolares e sociais, facilitando o processo de aprendizado por meio de brincadeiras, práticas artísticas e exercícios de imaginação criativa, explorando os espaços lúdicos dentro e fora do bonde, bem como desenvolver a consciência ecológica e facilitar o conhecimento da história e da cultura em nossa cidade e como forma de possibilitar o despertar de talentos através do ensino da arte.

O CCE é uma entidade social que privilegia a educação integral e baseia-se na construção de um espaço educativo e de proteção no qual a organização, as famílias e a sociedade interagem, no compromisso com a criança e o adolescente, auxiliando na busca pela cidadania e na melhoria da qualidade de vida de famílias em situação social vulnerável. Fundado em 18 de agosto de 2000 por um grupo de senhoras da comunidade, auxiliadas pela Sra. Eneida Kasper, o CCE tem realizado um trabalho exemplar no atendimento desses jovens, atingindo o reconhecimento de órgãos púbicos responsáveis pela assistência social e educação. A ONG educacional do CCE obteve importantes qualificações, e, atualmente, possui registros oficiais no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no SESC, na Secretaria de Trabalho de Assistência Social e Cidadania (STCAS), Serviço Sócio-Educativo (SASE).

Rafael Moura e sua esposa Ridan Albuquerque do grupo circense Boraimbolá, sensibilizados com a história da ONG CCE e interessados nas propostas socioeducativas e culturais da HACAB, ofereceram-se para trabalhar como parceiros nesse e nos futuros projetos como educadores, trazendo sua experiência em projetos sociais semelhantes desenvolvidos pela FASC junto a comunidades de outras regiões da cidade e do interior do Estado. Rafael entende que o projeto precisa ser sustentável, dessa forma, pretende criar grupos de trabalho junto à comunidade para possibilitar que a iniciativa possa ter continuidade e “replicabilidade”.

As propostas da HACAB e do CCE partiram da mobilização e dedicação da equipe de profissionais do Atelier do Bonde e de senhoras da comunidade que trabalham com causas nobres, visando ao desenvolvimento social e cultural da região. Essas duas ONGs são receptivas à novos projetos e a parcerias com pessoas que compartilham da mesma visão e busca o apoio e o patrocínio de empresários locais e dos órgãos públicos com o objetivo de promover a autossustentabilidade local dos bairros. A idéia é a formação de grupos de trabalho continuado junto às comunidades para promoção da cultura, arte, educação e desenvolvimento social da Zona Sul.

Aos interessados nesses projetos, entrar em contato com a HACAB ou com o CCE nos seguintes endereços:

HACAB – Associação Histórica, Artística e Cultural do Atelier do Bonde
Av. Otto Niemeyer, 1173 – B. tristeza
Fone: 98088777 ou 32374159

CCE - Centro Comunitário Educacional
Rua Landel de Moura, nº 847 – B. Tristeza
Fone: 30628597


Para maiores informações sobre o grupo de músicos e artistas circenses Boraimbolá, o site é:
CIA MUNDO PARALELO

Comentários

  1. Angela, Zilka, Glaucia ! Parabéns.
    DIA DOS ARTISTAS
    Autor: Ubiratan Lustosa

    Transcorre em 24 de Agosto o Dia dos Artistas e eu quero abraçar, com admiração e respeito, todos aqueles que se dedicam, com talento e inspiração, a alguma espécie de arte.
    Quero saudar todos os artistas, desde aquele humilde artesão que, com o seu canivete, esculpe na madeira as imagens mais toscas, até o escultor culto e acadêmico, de cujo cinzel erudito saem as obras que as gerações admiram.
    Quero saudar o pintor emérito que a todos encanta com as suas telas de magistral beleza e o singelo pintor de paredes que também é um artista, e do qual muito se exige em dedicação e esmero.
    Quero saudar os autores de obras musicais de rara beleza, que escrevem melodias imortais no pentagrama onde as notas bailam suavemente, levando-os à consagração mundial... e quero saudar também os compositores de páginas musicais populares, das toadas aos fandangos, dos baiões aos cateretês, das modas de viola aos sambas que mexem com a gente.
    Quero saudar os atores teatrais que, na ribalta iluminada, provocam emoções e arrancam aplausos, levando o público às lágrimas e às gargalhadas, fazendo do palco a sua vida e a sua realização artística.
    A todos os que cantam, os que bailam, os que escrevem, os que interpretam, os que dirigem os espetáculos, os que fazem os cenários, os trajes adequados, a iluminação que tantos efeitos produz, a todos eu abraço com respeito e admiração.
    Quero saudar, com muito afeto, os escritores e os poetas, talento explodindo em forma de prosa e verso.
    Quero abraçar, com muito carinho, os artistas circenses. Esses abnegados que, sob a lona cara e resistente dos grandes circos ou sob a remendada e frágil cobertura dos circos mais pobres, extravasam a sua arte popular, muitas vezes em troca apenas do aplauso de uma platéia sempre exigente, essa platéia que facilmente desce da ovação que consagra à vaia que constrange e aniquila.
    E no DIA DOS ARTISTAS eu quero abraçar, com muito afeto, o brasileiro comum, artista de todas as horas que se equilibra na corda bamba das dificuldades, plantando bananeiras e fazendo cambalhotas, rindo e chorando, sempre exposto ao perigo nesse trapézio da vida em que nem mesmo aplausos conquista. Todo brasileiro é um artista, um malabarista, um equilibrista que consegue superar obstáculos e vencer dificuldades, um perito na arte de sobreviver.
    Sim, também saúdo o artista operário, o artista lavrador, o artista bancário, funcionário público, comerciário, industriário, e por aí afora. Porque todos só conseguem continuar vivos com muito engenho e arte, resistindo à camisa-de-força de um orçamento familiar difícil de administrar.
    Vamos festejar, todos juntos sim, o Dia dos Artistas.
    (Do livro "Nosso Encontro", coletânea de crônicas radiofônicas de Ubiratan Lustosa).

    ResponderExcluir
  2. Angela, Zilka e Glaucia ! Parabéns pra nós pois hoje, 31 de agosto é o Dia do Blog.

    POEMA - SEXTILHA

    Ialmar Pio Schneider

    Aos amigos blogueiros, saudações !
    Em trinta e um de agosto, Dia do Blog,
    façamos nossas comemorações,
    divulgando as felizes criações,
    quer seja, em crônicas ou poesias,
    o gênero real e fantasias...

    Porto Alegre, RS, 31 de agosto de 2010-08-30

    http://ialmarpioschneider.blogspot.com/
    em 31.8.2010
    Jornal de Novo Hamburgo
    em 31.8.2010

    Um forte abraço pra vcs.

    Ialmar Pio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?