sábado, 19 de outubro de 2013

Flavio Stefani em Sessão de Autógrafos no Bonde

Aconteceu no sábado, dia 03 de agosto, no Atelier do Bonde, na Otto 1.173, o Lançamento do Livro de Flávio Roberto Stefani  “Novas Andanças”, contendo uma mescla de Poemas e Trovas e sendo autografado pelo autor dentro do antigo Bonde da Carris estacionado no pátio. Flávio é natural de Porto Alegre, formado em Direito pela UFURGS em 1973, atualmente trabalhando como corretor de imóveis em sua empresa - Stefani Imóveis - também na Otto Niemeyer, 2.460. Em 1969, ingressou nos quadros da União Brasileira de Trovadores – UBT, sendo eleito Presidente da mesma, permanecendo no cargo até hoje, com intervalo de dois anos, poetando e difundindo a poesia com paixão e qualidade ímpar.

Dedicando parte do seu tempo à valorização cultural por meio da escrita, foi também produtor e apresentador de programas culturais nas rádios Porto Alegre e Educadora, estando presentemente vinculado à Rádio Comunitária Belém Velho, onde apresenta o Programa “Hora da Trova”. Criador e Coordenador, durante oito edições, do festival de música nativista “Figueira da Canção Nativa”, voltado aos novos talentos da música regional do RS. Como tradicionalista, integra os quadros do CTG Estância da Figueira, onde exerceu, por 15 anos, o cargo de Diretor Cultural, e da Estância da Poesia Crioula, colecionando uma centena e meia de troféus em Concursos de Trova e Poesia por todo o Brasil.


Explica o laureado poeta que a criação de uma trova é um trabalho sensacional e muito excitante, posto que desafia o autor a colocar a ideia toda em apenas quatro linhas de sete sílabas poéticas cada uma, com rimas alternadas.  Garante ainda que a grande confraria formada pelos trovadores utiliza a poesia como veículo para promover um mundo melhor e mais belo. Com efeito, não faltou para abrilhantar a tarde, a participação gaudéria dos músicos Chiquinho dos Santos (gaita) e André Martins (violão), abrindo os trabalhos no Bonde com a música Mercedita, de Os Serranos.

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário