domingo, 24 de novembro de 2013

Encontro de Comunicação Não Violenta no Bonde

No dia 30 de novembro (próximo sábado), às 14h, acontecerá no Atelier do Bonde, encontro de Comunicação Não Violenta (CNV), cujo fundamento propõe incentivar as relações de parceria e de cooperação como forma de promover a comunicação eficaz e a empatia. Técnica muito usada em áreas que envolvem a mediação e definição de conflitos, foi aplicada pelo seu criador , Marshall Rosenberg, nos programas da paz em Ruanda, Nigéria, Malásia, Sri Lanka e outros, tendo como origem a filosofia da não-violência (ahimsa) de Mohandas Gandhi. O encontro é aberto ao público  em geral, interessado em desenvolver relacionamentos saudáveis e interagir nas esferas intra e interpessoal e desenvolver maior compreensão da esfera sistêmica.

 A CNV é um processo poderoso para inspirar conexões e ações compassivas. Ela oferece uma estrutura básica e um conjunto de habilidades para abordar os problemas humanos, desde relacionamentos mais íntimos até conflitos políticos globais. A CNV pode nos ajudar a evitar conflitos, bem como a resolvê-los pacificamente. A CNV ajuda a nos concentrarmos nos sentimentos e necessidades que todos temos, em vez de pensarmos e falarmos segundo rótulos desumanizadores ou outros padrões habituais – que são facilmente ouvidos como exigências e como antagônicos, e que contribuem para a violência contra nós mesmos, os outros e o mundo à nossa volta. A CNV capacita as pessoas a se envolverem num diálogo criativo, de modo que elaborem suas próprias soluções plenamente satisfatórias.

ROSEMBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

O quê: Encontro de Comunicação Não Violenta
Quando: 30/11/13
Horário: 14h
Onde: Atelier do Bonde, na Av. Otto Niemeyer, 1173 – Bairro Tristeza

Nenhum comentário:

Postar um comentário