Um bonde, um desejo, mil ideias!

Quando eu e minha mãe, Zilka (Kika) Ponsi, lá pelo ano de 1998, resolvemos resgatar um bonde histórico no Lami, em Porto Alegre, onde funcionava uma igreja evangélica, muitas pessoas riram, algumas disseram que havíamos enlouquecido e outras acharam a ideia fantástica.
Em poucos anos, o bonde foi restaurado com recursos próprios. Alugamos um terreno e construímos nosso ateliê de artes com materiais de demolição. Foi instalado um grande toldo para proteger o veículo. O bonde foi mantido todo este tempo com o dinheiro da aposentadoria da dona Kika.
O bonde logo chamou a atenção dos moradores do bairro e de visitantes. Não demorou muito para escolas e entidades nos procurarem propondo parcerias e projetos ou apenas para visitar o bonde.
Em 2009, inauguramos o Atelier de Artes do Bonde e passamos a receber grupos de pessoas. Participaram dos eventos entidades culturais, ONGs, escolas e muitos amigos. Recebemos fotógrafos, historiadores, representantes da cultura e jornalistas.
Em 2011, resolvemos que já era hora de fundarmos uma associação histórica para atuar no terceiro setor e participar de editais do governo, a fim de angariar recursos. Organizamos uma assembléia geral com quase 40 participantes, mas não chegamos a registrar oficialmente a associação.
Acreditem, no espaço interno do bonde aconteceram exposições de artes visuais e fotografia, feiras e bazares, oficinas e cursos de arte e artesanato, saraus de música e poesia, atividades literárias, apresentações de teatro, dança, música e até circo. Os 40m² do bonde foram ocupados criativamente com muita alegria.
Com exceção dos cursos de pintura em tela, todas as atividades culturais eram gratuitas e abertas ao público. Não tínhamos uma proposta comercial. Nosso propósito era basicamente o de reunir amigos, preservar o bonde e divulgar o espaço.
Em 2017, transportamos o bonde para uma associação cultural e esportiva, ADESBAM, na Zona Sul da cidade, num lugar lindo, às margens do lago Guaíba. Assinamos com a diretoria da entidade um contrato de Parceira Cultural e estamos encaminhando um projeto de restauração junto à Secretaria da Cultura do Governo Federal.
Buscamos apoiadores e patrocinadores.
Nosso desejo é que o bonde, após restaurado, continue com o mesmo propósito de preservar a memória da cidade e de promover atividades culturais abertas à população. Para tanto, buscamos o apoio de todos!

Angela D´Ornelas Ponsi é arquiteta, escritora, ilustradora e fundadora da Conto Literatura.
Contato: angelaponsi@hotmail.com
https://www.angelaponsi.com.br/
http://www.contolivroinfantil.com.br/















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?