Semana do Meio Ambiente no Bonde

O Atelier de Artes do Bonde preparou para a Semana do Meio Ambiente uma exposição histórico-informativa sobre o Manifesto Ecológico do Estudante Dairell, que, no dia 25 de fevereiro de 1975, subiu em uma árvore - Tipuana - a fim de protegê-la de ser cortada para dar lugar à construção de um viaduto. A exposição constará de painéis e recortes de jornais de grande circulação na imprensa nacional e internacional da época e acontecerá dentro de um bonde.

O material foi selecionado pelo jornalista e escritor Sérgio Becker - autor dos livros Porto Alegre Centro Cultural e Porto Alegre Solo Sagrado - e foi recentemente apresentado para comemorar o Dia Nacional da Botânica. A abertura da exposição acontecerá no dia 05 de junho, às 17h 30min, para comemorar o Dia Mundial da Ecologia, com a apresentação de uma reportagem (Um Pé de Quê? - Tipuana) sobre as origens do movimento ambientalista em Porto Alegre, realizada pela TV Futura, tendo como repórter a atriz Regina Casé e como entrevistados o ex-jornalista do Estado de São Paulo Sérgio Becker e o engenheiro agrônomo, hoje Cidadão Honorário de Porto Alegre, Carlos Alberto Dayrell.

O evento tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM) e, como palestrante convidada, contará com a presença da bióloga Patrícia Witt, Gestora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger e fundadora do Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro e do Curso Ecoeducadores no Lami. Patrícia irá apresentar o trabalho de pesquisa e de educação ecológica mantido na reserva, a partir de uma exposição de fotos da exuberante fauna e flora nativa da região e de um documentário informativo realizado na Rebio.

Dentre tantas ilustres personalidades defensoras do meio ambiente, estará presente também a Engenheira Civil Jacqueline Annes, especialista em gestão ambiental e autora dos livros Manufatura Ambientalmente Consciente e Meio Ambiente Conte com a Gente. Jacqueline Annes recebeu o Prêmio de Responsabilidade Ambiental e estará participando de um bate-papo informal com a bióloga Patrícia Witt, o jornalista Sérgio Becker e a Arquiteta e Urbanista Ângela Ponsi sobre os rumos do movimento ambientalista em Porto Alegre e as ações concretas desenvolvidas pelos órgãos públicos e demais entidades responsáveis pela proteção do patrimônio ambiental da cidade, bem como sobre as medidas simples que devem ser adotadas pela população para diminuir os impactos ambientais durante a execução das tarefas diárias comuns.


Tenho uma estranha lucidez quando a natureza é excepcionalmente bela. Não sou mais eu, perco a consciência, e as imagens vêm a mim como num sonho.

Van Gogh


The mulberry tree, de Vincent Van Gogh, 1889.



Participação Especial:

Projeto Mosaico – Poesias Musicadas
Clarissa Pellin Dutra - Percussão
Victor Ardissone - Cordas e Vocal
Dança da Fertilidade
Bailarina de dança do ventre Letícia Rebolho
Artistas Circenses do Grupo Garganimações
Alexsandro Garga

Apoiadores:


Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre





Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger








Comentários

  1. Parabéns por esse evento maravilhoso tão necessário nos dias atuais e sempre.

    Do amigo,

    Ialmar Pio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?