Ângela Ponsi e Verônica Bilhalva na Rádio Ipanema Comunitária

Na noite de quinta-feira do dia 17 de junho, com muita descontração e entusiasmo, Angela Ponsi e Verônica Bilhalva conversaram sobre projetos, idéias, sonhos e ideais em comum com a nova amiga e parceira de atividades sócio-culturais, artísticas e ambientais Angela Pelin ao vivo no programa Comunidade Viva da Rádio Ipanema Comunitária (87.9 FM). O programa contou com a supervisão técnica de Lothar Gutierrez na mesa de som. 

Verônica Bilhalva falou sobre o trabalho psicopedagógico da Oficininha no Atelier do Bonde com crianças em idade escolar, dando dicas aos pais e professores de como introduzir a criança no universo criativo, facilitando a expressão e o desenvolvimento motor, sensorial e educacional por meio da arte, a fim de incluir a criança nas atividades escolares e sociais. A psicopedagoga explicou a importância do atendimento individual à criança com necessidades especiais e de como facilitar o processo de aprendizado por meio de brincadeiras, práticas artísticas e exercícios de imaginação criativa, explorando os espaços lúdicos dentro e fora do bonde. Ressaltou também a necessidade de explorar a consciência ecológica infantil e facilitar o conhecimento da história e da cultura em nossa cidade. Ainda, deu dicas sobre o relacionamento dos pais com os filhos adolescentes, o cuidado com as drogas, bem como formas de despertar talentos latentes através do ensino da arte.

Ângela Ponsi falou sobre a história, criação e programação cultural do Atelier do Bonde, mencionando os amigos e parceiros culturais (entre esses Alexsandro Garga, Liverson Borghesi e Rogério Hock), artistas do teatro, circo, artes plásticas, música, dança, poesia e literatura. Apresentou os cursos e oficinas de arte como as aulas de pintura com a artista plástica e professora de pintura em tela Glaucia Scherer, explicando a proposta de parceria com outros artistas que desejam partilhar o espaço. Destacou as atividades ambientais e os apoios recebidos de empresários locais e da Secretaria do Meio Ambiente, representada pela figura da bióloga e gestora da Reserva do Lami Patrícia Witt, mentora das atividades ecoeducacionais desenvolvidas no atelier e na oficininha. A arquiteta falou sobre o mutirão para revitalização e reforma da Casa do Artista Riograndense, localizada no Bairro Glória, que abriga artistas idosos desde a data de sua fundação no ano de 1949, solicitando a ajuda de todos. Ângela mencionou o projeto para a criação de uma ONG cultural e ressaltou com admiração as atividades e conquistas da Associação Comunitária de Ipanema, parabenizando o trabalho da entrevistadora Ângela Pelin na criação do Centro Cultural da Zona Sul, oferecendo-se para ser parceira nas atividades culturais e artísticas da entidade.

Por fim, Ângela Pelin encerrou o programa com uma pergunta para servir como reflexão: O que as moças esperavam para o futuro a partir das idéias e projetos iniciados no Atelier do Bonde? Formariam multiplicadores de ações em prol da cultura e do desenvolvimento social do nosso bairro e da cidade como um todo? A resposta ficou no ar, ou, quem sabe, será tema de um novo debate no mesmo programa?

Para quem perdeu a entrevista de Ângela Ponsi e Verônica Bilhalva na Rádio Ipanema Comunitária, poderá assistir a reprise neste sábado, dia 19 de junho, às 11h, no programa Comunidade Viva com Angela Pelin. Para escutar a programação da Rádio Comunitária Ipanema diretamente pela Internet, basta acessar o blog da rádio:
http://ipanemacomunitaria.blogspot.com/
Na opção "Ouça ao Vivo", você ficará por dentro dos principais acontecimentos da vida comunitária da Zona Sul, em meio a eventos sociais, programação cultural, atividades esportivas, educacionais, artísticas entre outros assuntos interessantes, curiosos e atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?