Meio Ambiente Cultural

Em meio a várias atrações culturais, grupos de artista e personalidades importantes do jornalismo, da SMAM e do CREA encontraram-se com os parceiros e amigos do Atelier do Bonde para participar do coquetel de abertura da Semana do Meio Ambiente em comemoração ao Dia Mundial da Ecologia. Difícil mesmo foi reunir o grupo no bonde e iniciar a programação prevista, pois os espaços lúdicos do atelier foram convidativos à dispersão, mas também propiciaram a confraternização e integração de tribos diferentes, porém com um objetivo comum: consciência ecológica.

Alguns atrasos, um friozinho de arrepiar e a emoção da família de artistas do bonde - ansiosos por apresentar o melhor do atelier numa data tão importante - deram um colorido especial ao encontro. Se alguém esperava um evento tradicionalmente organizado, então nunca escutou falar do caos criativo - temática presente nas artes, ligada ao princípio da incerteza (e das infinitas possibilidades), originária da observação científica dos fenômenos da natureza. Eis, portanto, a definição desse dia tão especial dentro de um bonde: criatividade e improviso na valorização do meio ambiente.

E foi com muita criatividade e improviso que artistas circenses do grupo Garganimações recepcionaram os convidados, encenando o episódio de Dayrel, no papel de árvore e de operário de construção. Um caloroso muito obrigada ao Garganimações, que animou o dia e passou a mensagem: mais árvores, menos viadutos!

Muito obrigada à bela bailarina de dança do ventre Letícia Rebolho e sua sensual Dança da Fertilidade, representando as forças e a energia da natureza. Obrigada também ao músico e intérprete de poesias Victor Ardissone, que apresentou o Projeto Mosaico de poesias musicadas aos convidados dentro do bonde.

Um especial agradecimento aos ilustres defensores do meio ambiente presentes no evento: a engenheira Jacqueline Annes (Prêmio Responsabilidade Ambiental 2009), especialista em gestão ambiental e autora dos livros Manufatura Ambientalmente Consciente e Meio Ambiente Conte com a Gente; o jornalista, escritor e organizador da exposição histórico-informativa no bonde do episódio de Dayrel, Sérgio Becker, autor dos livros Porto Alegre Centro Cultural e Porto Alegre Solo Sagrado; e a bióloga da SMAM Patrícia Witt, Gestora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, fundadora do Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro e do Curso Ecoeducadores no Lami.

O Atelier do Bonde agradece aos apoiadores: Confeitaria Armelin e Gráfica Miragem, que contribuíram com o coquetel; Floricultura Winge, que doou flores e temperinhos para o jardim do atelier e para as crianças das escolas Planeta Educare e Landel de Moura plantarem as mudas durante o transcorrer da semana do meio ambiente. Agradece também aos colaboradores Flávio Stefani, presidente UBT Porto Alegre, diretor financeiro do SECOVI-RS, poeta, escritor e radialista; Márcio Antunes, proprietário da Loja Estilo Bicke, defensor do meio ambiente e formador do grupo de Ciclistas da Zona Sul Tchê Bickers; a psicopedagoga Verônica Bilhalva e seu revolucionário método de ensino ecocriativo; e a artista plástica e arteterapeuta Glaucia Sherer, que não pode comparecer, mas que esteve presente de coração.

Um sincero obrigada aos nobres representantes do universo artístico e cultural de Porto Alegre: Rogério Hock, ator, escritor e produtor cultural; Marcelo Restori, diretor e produtor de teatro e seu filho ator Fredericco; Bem-hur Pereira, artista circense, Rafael bandeira, dançarino e professor de Yôga; Mima Ponsi, artista de teatro e trapezista; Jorge Ponsi, programador de sistemas e baterista; Liverson Borguesi, escultor; Bel Marques, advogada e produtora cultural; Lisete Johnson, professora e escritora; Ialmar Pio Schneider, advogado e poeta; Alexsandro Garga, artista circense e organizador de eventos; e Kika Ponsi, poeta e fundadora do Atelier do Bonde. E, por fim, um imenso obrigada a todos os presentes: amigos, familiares, parceiros, coloaboradores e defensores do meio ambinente.

Comentários

  1. Olá, Ângela !
    Agradeço por haver participado deste evento de tanta importância para o bem-estar e convivência dos seres humanos. Se todos tivessem esta visão que tens e este desprendimento em proporcionar a conscientização das pessoas voltadas para a Ecologia e a preservação do Meio Ambiente, com certeza, o mundo seria melhor.

    Abraços do amigo e parceiro das aquarelas e poesias,

    Ialmar Pio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?