Rádio Comunitária Belem Velho recebe Ângela Ponsi e Verônica Bilhalva

A arquiteta Ângela Ponsi e a psicopedagoga Verônica Bilhalva foram entrevistadas pelo radialista Flávio Stefani na noite de segunda-feira, dia 07/06/10, durante a apresentação do programa "Plantando Dá" da Rádio Comunitária Belem Velho (RCB 87.9 FM). O tema em debate foi sobre as atividades de conscientização ecológica de crianças em idade escolar, durante a Semana do Meio Ambiente no Atelier do Bonde, na Av. Otto Niemeyer, 1173, com o apoio da SMAM e sob a orientação da bióloga Patrícia Witt, gestora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger e fundadora do Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro e do curso Ecoeducadores no Lami, do qual Ângela Ponsi obteve a certificação como participante em 2009.

Flávio, que é advogado, corretor de imóveis e proprietário da Imobiliária Stefani, situada na Av. Otto Niemeyer, 2460, descende do meio rural, sendo filho de agricultor, trabalhou na lavoura até completar 18 anos de idade, tendo apresentado programas culturais há vários anos em rádios de Porto Alegre. Atualmente, desempenha várias atividades, inclusive como escritor e poeta, ocupando a posição de diretor financeiro do SECOVI-RS. Mesmo atuando ativamente no mercado imobiliário, não se distanciou de suas raízes, trabalhando voluntariamente junto à Associação Comunitária de Belém Velho, na Praça Nossa Senhora de Belém, nº41, de modo a incentivar o trabalho do pequeno produtor rural e promover a participação social e a cidadania da população local. Há alguns anos, o advogado estreou o programa "Plantando Dá", que vai ao ar todas as segundas-feiras, na Rádio Comunitária Belém Velho, no horário das 19h às 20h.

Com uma audiência inédita, a rádio atinge cerca de 300 mil moradores de bairros da Zona Sul de Porto Alegre, abrangendo em especial a região de Belém Velho, que mantém uma produção hortifrutigranjeira bastante intensa, tanto para consumo próprio familiar como para o fornecimento dos produtos em feiras diversas e supermercados. Eis o motivo do sucesso do programa apresentado pelo radialista, que dá dicas semanais de como semear hortas domésticas entre outras dicas importantes sobre plantação, tipos de sementes adequadas para plantio em cada época do ano, bem como informações históricas e culturais.

Atento à Semana do Meio Ambiente, e como um incentivador das ações sociais promovidas na cidade, Flávio buscou divulgar o trabalho ecopedagógico da psicopedagoga Verônica, da arquiteta Angela e da bióloga Patrícia, que proporcionaram às escolas da região o espaço no bonde e no quintal do atelier para desenvolver atividades de reciclagem e plantio de mudas de flores e temperinhos. Com o apoio da Floricultura Winge - Rua Doutor Mário Totta, 963, que doou as mudas, e da Confeitaria Armelin - Avenida Otto Niemeyer, 2440, que doou o coquetel, o lanche e os brindes para as crianças, Verônica ensinou meninos e meninas a plantarem seu próprio vasinho de flores ou temperinhos em caixinhas de leite recicladas e decoradas pelos próprios alunos na oficininha.

Esse é mais um exemplo solidário promovido pela comunidade da Zona Sul, desenvolvendo atividades de educação e consciência ecológica de forma colaborativa por meio da integração entre diversos setores da sociedade: poder público, empresários e entidades comunitárias com finalidade educacional, social,cultural e ambiental.


Comentários

  1. Ângela, Verônica e Flávio !

    Muito legal esta roda de trovas,
    na Rádio Comunitária,
    sejam antigas ou novas,
    de tonalidade vária,
    trazem sempre em sua mensagem,
    algo de felicidade
    a quem prestam homenagem,
    com simpatia e fraternidade.

    Com grande abraço do menestrel,

    Ialmar Pio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?