Brasil Rural Contemporâneo 2010

A Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária  aconteceu no Cais do Porto em Porto Alegre, durante quatro dias de exposição, comercialização e uma vasta programação cultural. Contando com 350 empreendimentos de todo o país e 200 toneladas de produtos agrícolas de pequenos e médios produtores rurais, além de um rico artesanato típico, o evento reuniu a população da cidade, às margens do Guaíba, para degustar a produção familiar e apreciar a cultura regional brasileira.

O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pretende demonstrar a força da agricultura familiar como medida para o desenvolvimento produtivo, sustentável, criativo e multicultural do país, melhorando a qualidade de vida no campo e na cidade. Com a criação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, o MDA pretende garantir a inclusão produtiva dos povos tradicionais, reunindo agricultores familiares, artesãos, pescadores, quilombolas, indígenas e assentados por meio da promoção de tecnologias sustentáveis que valorizem o sistema social, os recursos naturais, bem como as práticas e saberes tradicionais de cada povo, como forma de garantir o manejo e a preservação da biodiversidade dos agroecossistemas.

A equipe de artistas do Atelier do Bonde não poderia deixar de apreciar um evento nessas proporções, capaz de introduzir no cotidiano da população portoalegrense a necessidade de um consumo consciente, livre de agrotóxicos, hormônios, antibióticos e tantos outros aditivos industrializados prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, os artistas aprenderam que, ao consumir produtos ecológicos ou orgânicos dos agricultores familiares, estamos ajudando a conservar as fontes de água, usando controle biológico e natural em vez de agrotóxicos, diversificando os cultivos, poupando a terra e melhorando sua fertilidade com adubos orgânicos, fazendo os animais crescerem livres e com saúde e entrando em harmonia com a paisagem, conservando os recursos naturais para o futuro.


O uso desses produtos é um incentivo ao pequeno produtor rural, que, ao promover uma agricultura naturalmente ecológica e obter daí sua subsistência e da sua família, ajuda a conservar o ambiente, as águas e o solo, mantendo a mata nativa. Ao preservar a diversidade das espécies regionais de forma ecológica, o produtor familiar conserva também a cultura local, permanecendo no campo e não sendo forçado a migrar para a cidade em busca de oportunidades de trabalho. Dessa forma, optando pelo consumo consciente, a sociedade se beneficia e o país economiza recursos, gerando uma maior produção natural com uma menor degradação e, conseqüentemente, resultando uma maior qualidade de vida para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico de formação do Atelier do Bonde

BONDES HISTÓRICOS, POR QUE PRESERVAR?